Adubo líquido amplia disponibilidade de nutrientes para manga, diz experimento
15/09/2025
(Foto: Reprodução) Plantas ao fundo, visivelmente mais vigorosas, foram manejadas no estudo com adubo líquido
Acervo/Tecniferti/Seiva
Um estudo conduzido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) demonstrou que o fertilizante líquido fosfatado Humifosfato® 28 plus é mais eficiente que o adubo sólido tradicional (MAP – fosfato monoamônico) no cultivo de mangueiras 'Palmer'. A pesquisa, liderada pelo professor da Univasf Ítalo Herbert Lucena Cavalcante, revelou redução de 35% na lixiviação de fósforo (P) quando comparado ao MAP, além de benefícios nutricionais e menor estresse salino nas plantas.
O trabalho está sendo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Fruticultura do Vale do São Francisco (Frutvasf), em parceria com a Seiva do Vale e a empresa desenvolvedora da tecnologia, a portuguesa Tecniferti. O experimento começou no final de 2023.
Redução na perda
O fertilizante líquido mostrou menor perda de fósforo, mesmo em doses reduzidas, graças à ação das substâncias húmicas presentes em sua formulação, que favorecem a retenção do nutriente no solo, explica o relatório do experimento.
O estudo, realizado em lisímetros com areia lavada, uma condição propícia à lixiviação (a perda de nutrientes no solo) indicou que as doses intermediárias (entre 50% e 75% do fósforo líquido proporcionaram o melhor equilíbrio, com maior disponibilidade de magnésio (Mg²⁺), potássio (K⁺) e silício (Si) na solução drenada.
Além disso, as análises foliares mostraram que o tratamento com 75% de fósforo líquido elevou os teores de nitrogênio (N), enquanto a aplicação de 50% se destacou na absorção de silício, um elemento benéfico para a resistência das plantas. Segundo o relatório do estudo, isso sugere um sinergismo entre o silício e a estrutura orgânica do fertilizante.
Estresse salino reduzido
Outro benefício observado foi a redução do estresse salino e da mortalidade das mudas nos tratamentos com adubo líquido. "Os sintomas de salinidade foram menos severos, e a sobrevivência das plantas foi significativamente maior", afirmou Cavalcante. A análise de regressão apontou que a faixa ideal de aplicação do produto está entre 35% e 50% da dose total de fósforo, dependendo do solo.
Os resultados indicam que o Humifosfato® 28plus pode ser uma alternativa mais sustentável para a adubação fosfatada, especialmente em solos arenosos ou regiões semiáridas, onde a lixiviação é um desafio. O uso racional desse fertilizante líquido pode otimizar a nutrição da mangueira, reduzindo perdas e melhorando a produtividade, concluiu o estudo.