Amapá passa a coletar sangue de pacientes em diálise que aguardam transplante de rim
Hemoap busca novos doadores de sangue através da carreta itinerante
O Amapá começa nesta segunda-feira (17) a coletar amostras de sangue de pacientes em diálise que estão na fila de transplante de rim. O procedimento, que antes exigia viagem até Belém (PA), passa a ser feito no próprio estado.
A iniciativa é resultado de parceria entre o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), com apoio técnico da Central de Transplantes paraense.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Com o novo fluxo, o Hemoap coleta, padroniza e envia as amostras diretamente ao setor de Imunogenética da Hemopa. A medida elimina gastos com Tratamento Fora de Domicílio (TFD), antes necessário apenas para esse procedimento.
Segundo a diretora técnica do Hemoap, Hellen Bitencourt, a mudança representa um avanço para os pacientes em hemodiálise.
“A Central de Transplante de Belém entrou em contato conosco porque há pacientes do Amapá já cadastrados na fila de transplante, que precisavam sair do estado apenas para coletar amostras de sangue. Agora, com o novo fluxo, essas coletas serão feitas aqui mesmo, pela equipe de Nefrologia, e o Hemoap fará o envio direto para o Hemopa. É um passo importante que vai agilizar todo o processo e evitar deslocamentos”, explicou.
LEIA TAMBÉM:
Estudantes da rede pública iniciam rematrícula na segunda-feira (17) em todo o Amapá
Semana do Músico terá oficinas e apresentações gratuitas em Macapá
Tartaruga marinha de 200 kg é resgatada ferida em rio no interior do Amapá
Antes, os pacientes precisavam ir à Belém a cada três meses para coletar sangue. Agora, a equipe de nefrologia fará o procedimento nas unidades de diálise do Amapá. O Hemoap recebe, registra e envia o material no mesmo dia para o setor de imunogenética da Hemopa.
As primeiras amostras devem ser enviadas já nesta segunda-feira. Atualmente, o estado tem quatro pacientes na lista nacional de transplante e outros 27 em fase de inclusão.
O que é soroteca
A soroteca reúne amostras de sangue coletadas regularmente de pacientes que aguardam transplante, principalmente de rim. O material é usado em testes de compatibilidade entre receptores e possíveis doadores.
O sangue é coletado em tubos identificados com os dados do paciente e enviado ao laboratório responsável, que realiza os exames e armazena o soro para futuras análises.
A coleta é essencial para que, quando surgir um órgão compatível, os exames sejam atualizados rapidamente, aumentando a segurança e as chances de sucesso no transplante. Com a parceria, o procedimento passa a ser feito no Amapá, sem necessidade de viagens para outros estados.
Amapá inicia coleta de sangue de pacientes em diálise para transplante de rim
Gabriel Maciel/Sesa
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:FONTE: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2025/11/17/amapa-passa-a-coletar-sangue-de-pacientes-em-dialise-que-aguardam-transplante-de-rim.ghtml