Carnaval no Rio deve atrair 8 milhões de pessoas, estima Riotur
15/01/2026
(Foto: Reprodução) Multidão no bloco do Cordão da Bola Preta
Fernando Maia/Riotur
O carnaval do Rio deve atrair cerca de 8 milhões de pessoas esse ano. A informação é da Riotur que, no final da manhã desta quinta-feira (15), detalhou como funcionará o esquema operacional no município durante o evento.
O número inclui turistas e moradores da cidade que devem participar dos desfiles, blocos de rua e festas ao longo do período carnavalesco, reforçando a importância econômica e cultural do evento para a capital fluminense.
Apenas nos cerca de 40 dias de carnaval de rua, a capital fluminense deve receber mais de 6 milhões de pessoas.
Neste ano, 462 blocos estão espalhados por todas as regiões da cidade. A programação começa no sábado (17)e segue até 22 de fevereiro, reunindo apresentações de pré-carnaval, dias oficiais e pós-carnaval, em um dos maiores calendários de folia do país.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Para 2026, a prefeitura recebeu 803 pedidos de desfiles, 118 a mais que em 2025. Por questões de logísticas, a opção foi dar prioridade aos blocos tradicionais, mas ainda assim houve espaço para inclusão de 35 novos.
A região com mais cortejos será a central (135), seguida da Zona Sul (100). Na sequência, vêm a Grande Tijuca, com 63 desfiles liberados, enquanto outros bairros da Zona Norte devem receber 56 apresentações. A Zona Oeste terá 46, as Ilhas 37 e a Zona Sudoeste 28.
Em 2026, a cidade terá 10 megablocos desfilando no Circuito Preta Gil, na Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio, durante o calendário oficial do carnaval de rua.
Reportagem em atualização