É #FAKE que INSS vai deixar de pagar aposentadoria a quem não tem a nova identidade em 2026
28/01/2026
(Foto: Reprodução) É #FAKE que INSS deixará de pagar aposentadoria para quem não tem a nova identidade em 2026
Reprodução
Circulam nas redes sociais publicações alegando que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai deixar de pagar aposentadoria em 2026 a cidadãos sem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que dizem as publicações falsas?
Publicados entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, os conteúdos sugerem que o INSS deixará de fazer o pagamento a quem não tem a nova identidade.
Um vídeo compartilhado no Facebook em 24 de dezembro mostra uma personagem criada com inteligência artificial (IA) que faz o papel de uma repórter de telejornal. Ela diz: "A partir de janeiro será obrigatória a nova identidade. É isso mesmo, você precisará tirar a nova identidade para continuar recebendo os benefícios do INSS [...]".
Mas isso é mentira. O INSS não deixará de pagar quem já recebe os benefícios e ainda não tem a CIN em 2026. A nova identidade vai passar a ser obrigatória para esse fim apenas em 1° de janeiro de 2028 (leia mais abaixo).
⚠️ Por que isso é mentira?
Nesta segunda-feira (26), a agência Brasil (serviço público de notícias) publicou um texto com o seguinte título: "INSS não deixará de pagar aposentadoria a quem não tem nova identidade". O conteúdo destaca que:
Desde 21 de novembro de 2025, o INSS exige um documento com biometria para novos pedidos de aposentadorias e pensões. A medida não afeta quem já recebe algum pagamento do órgão.
🪪 Nessa primeira fase, são aceitas as biometrias da CIN, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do Título de Eleitor.
A partir de 1° de maio de 2026, a biometria começa a ser obrigatória também para novos pedidos de salário-maternidade, benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e pensão por morte. Se a pessoa não tiver biometria em nenhum dos documentos (CNH ou Título de Eleitor), será necessário emitir a CIN.
🔍 Exceções - Estão livres da exigência pessoas com mais de 80 anos; com dificuldade de deslocamento por motivo de saúde (com comprovação); moradores de áreas de difícil acesso e migrantes em situação de refúgio e apátridas; e residentes no exterior.
A partir de 1° de janeiro de 2028 a CIN será o único documento com biometria para todos os novos requerimentos e manutenção dos benefícios.
▶️ O que muda para quem já é beneficiário?
Nessa primeira fase, nada. A medida só será obrigatória para manutenção dos benefícios a partir de 1° de janeiro de 2028.
O INSS orienta que os cidadãos realizem a emissão da nova identidade quanto antes para evitar filas futuras e reforçar a segurança dos dados do previdenciário. Saiba como tirar a nova Carteira de Identidade Nacional.
Caso o INSS identifique a necessidade de atualização biométrica de algum beneficiário ativo, a pessoa será informada com antecedência, sem que haja qualquer bloqueio no recebimento dos valores.
É #FAKE que INSS deixará de pagar aposentadoria para quem não tem a nova identidade em 2026
Reprodução
Veja também
EUA não foram 'donos' da Groenlândia durante a 2ª Guerra Mundial
É #FAKE que EUA foram 'donos' da Groenlândia durante a 2ª Guerra e 'devolveram' a ilha
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)