Governo dos EUA reduz tarifas de importação de café, carnes e frutas, produtos exportados pelo Brasil
Estados Unidos revogam tarifas de importação sobre alguns produtos
Os Estados Unidos anunciaram, na noite desta sexta-feira (14), uma redução nas tarifas impostas por Donald Trump a uma série de produtos importados.
O anúncio veio nesta sexta-feira – com mais um decreto. O governo americano já dava sinais de que poderia isentar alguns produtos agropecuários – incluindo carne, banana e café.
Uma autoridade do governo americano informou que a redução vale apenas para as tarifas recíprocas de 10%.
No documento, Trump disse que tomou a decisão depois de considerar recomendações, o estado das negociações com parceiros comerciais, a demanda e a capacidade de produção dos Estados Unidos.
Junto, Trump publicou a lista atualizada com as isenções. Nela, estão carne e outros produtos alimentícios, frutas como banana, mamão, abacaxi, e o item mais esperado – o café.
O Brasil é o maior exportador de café para os Estados Unidos. Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, as exportações caíram mais de %50 no acumulado entre agosto e outubro – na comparação com o mesmo período do ano passado. Isso afetou diretamente o mercado interno americana.
O preço do café nos Estados Unidos aumentou desde julho, mês em que o tarifaço entrou em vigor para o Brasil. O americano pagou 19% a mais pelo café em setembro de 2025 comparado a setembro do ano passado. O preço da carne aumentou em quase 17%. O alto custo de vida foi um dos temas mais importantes da eleição do ano passado que recolocou Donald Trump na Casa Branca.
Na quinta-feira (13), em Washington, o Secretário de Estado americano, Marco Rubio, se encontrou com o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Juntos, discutiram o tarifaço. Vieira afirmou que haveria uma resposta nesta sexta-feira ou na semana que vem.
O decreto desta sexta-feira não cita diretamente o Brasil nem outro país. E, por enquanto, os Estados Unidos mantêm as tarifas adicionais de 40%, e as revogações de vistos e sanções financeiras a autoridades brasileiras.
O Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, comemorou a redução. Disse que o diálogo voltou e que as divergências serão tratadas no campo da política.
Em nota, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil afirmou que está em contato com os americanos para analisar cuidadosamente a situação. E a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes afirmou que a medida reconhece a importância da carne do Brasil, marcada pela qualidade, pela regularidade e pela contribuição para a segurança alimentar mundial. E disse que a redução devolve previsibilidade ao setor.
Estados Unidos revogam tarifas de importação sobre alguns produtos
Reprodução/TV GloboFONTE: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/11/14/governo-dos-eua-reduz-tarifas-de-importacao-de-cafe-carnes-e-frutas-produtos-exportados-pelo-brasil.ghtml