Homem que escalou prédio e assassinou ex-mulher em apartamento é condenado em SC
Samara Greiner da Silva foi morta a tiros em Chapecó
Redes sociais/ Reprodução
O homem réu por matar a tiros a ex-companheira Samara Greiner da Silva, de 25 anos, após escalar o prédio onde ela morava e invadir o apartamento pela janela, foi condenado a mais de 69 anos de prisão, segundo a Polícia Civil.
O crime ocorreu em 22 de fevereiro em Chapecó, no Oeste, no segundo andar do prédio. No momento da invasão, apenas as sobrinhas da jovem, de 3 e 10 anos, estavam na residência. Elas foram trancadas em um quarto e, portando uma arma de fogo, o réu forçou a mais velha a chamar a tia de volta para a casa.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Autor escalou prédio para conseguir acessar apartamento
A pena total foi de 69 anos, dois meses e 12 dias de reclusão, em regime fechado, segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Ele teve negado o direito de recorrer em liberdade (veja detalhes abaixo).
Feminicídio qualificado por motivo torpe e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima; e agravantes - vítima responsável por criança e descumprimento de medida protetiva: 60 anos.
Cárcere privado: 6 anos, 4 meses e 24 dias.
Porte ilegal de arma de fogo - reincidência (e condenações anteriores): 2 anos, 9 meses e 18 dias.
Câmera flagrou o momento em que jovem chega em prédio antes de ser assassinada em SC
Linha do tempo, segundo a investigação:
Segundo a investigação, a vítima conviveu em união estável com o autor por cerca de três anos;
Em 4 de fevereiro, ela optou por colocar fim no relacionamento;
O ex-companheiro não aceitou o término e, em 7 de fevereiro, passou a ameaçar a vítima;
A mulher procurou a polícia em 18 de fevereiro, quando registrou as ameaças em boletim de ocorrência e solicitou medidas protetivas de urgência, que foi expedida no mesmo dia;
Ao saber das medidas, a vítima chegou a encaminhar uma mensagem no grupo do condomínio onde morava alertando os vizinhos e pedindo para que jamais deixassem o agressor entrar no prédio;
Na noite de 22 de fevereiro, um sábado, o autor invadiu o apartamento da vítima, localizado no segundo andar do edifício, escalando pela parte e pelo toldo de proteção do portão de entrada.
Após conseguir acessar o apartamento, sequestrou as duas sobrinhas da vítima. O autor trancou as crianças em um quarto e obrigou a mais velha a mandar uma mensagem de texto para a tia, pedindo que voltasse para o apartamento.
Ao receber a mensagem, Samara imediatamente retornou ao local.
Ao ingressar no apartamento, a vítima foi surpreendida pelo autor e atingida por pelo menos quatro disparos de arma de fogo, sendo ao menos um no rosto e os demais no tórax. A investigação aguarda o laudo da necropsia para confirmar o número total de disparos.
A ação entre a chegada da vítima ao prédio e a fuga do autor durou pouco mais de um minuto, "o que evidencia que ela foi pega absolutamente de surpresa", segundo a Polícia Civil. Imagem do local do crime mostra que ele deixou marcas da escalada na parede.
Samara era natural de Xanxerê, também no Oeste de Santa Catarina, e deixa um filho de 10 anos.
Marcas da escalada ficaram nas paredes do prédio em Chapecó
Divulgação
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 diasFONTE: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/11/13/homem-que-escalou-predio-assassinou-ex-mulher-condenado-chapeco.ghtml