Listão do Sisu: veja os aprovados na Ufra e Unifesspa no Pará
30/01/2026
(Foto: Reprodução) Duas universidades federais no Pará divulgaram os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026.
A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) juntas ofertaram 2.490 vagas em 83 cursos de graduação, atraindo mais de 185 mil inscrições.
Os resultados podem ser consultados no site oficial do Sisu (acessounico.mec.gov.br/sisu) e nas páginas das pró-reitorias de ensino de cada instituição.
Ufra
Ufra
Divulgação
A Ufra registrou 185.370 candidatos concorrendo a 1.145 vagas distribuídas em 43 cursos nos campi de Belém, Capitão Poço, Paragominas, Tomé-Açu e Parauapebas. O curso de Pedagogia, ofertado no campus Belém, liderou a concorrência com 19.050 inscritos para apenas 20 vagas, resultando em 952,5 candidatos por vaga.
Em seguida, apareceram os cursos de Sistemas de Informação (14.189 candidatos para 25 vagas), Letras-Português (13.145 candidatos para 25 vagas), Computação (12.824 candidatos para 25 vagas) e Ciências Biológicas (12.008 candidatos para 25 vagas).
As três melhores classificações gerais da Ufra foram conquistadas por mulheres. O primeiro lugar ficou com Isabelle Silva de Jesus, aprovada em Engenharia Ambiental no campus Belém, com nota de 815,82. Glória do Socorro Barbosa Longo garantiu o segundo lugar com 804,17 pontos no curso de Engenharia Florestal. Sophia Hora de Matos obteve a terceira melhor nota, 803,97, sendo aprovada em Medicina Veterinária.
Unifesspa
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Ascom/Unifesspa
A Unifesspa, que não possui vestibular próprio e destina todas as vagas ao Enem, ofertou 1.345 vagas em 40 cursos de graduação distribuídos entre seus campi. As vagas são divididas em modalidades de ampla concorrência, cotas e ações afirmativas, seguindo a legislação vigente e ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior para estudantes de diferentes contextos sociais.
Puderam concorrer às vagas da Unifesspa os candidatos que realizaram o Enem nas edições de 2023, 2024 ou 2025, sendo considerada a edição que resultou na melhor média ponderada. As políticas de ações afirmativas incluem reserva de vagas para candidatos de escolas públicas, pessoas com baixa renda, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Como fazer a matrícula
Os aprovados na Ufra têm de 2 a 5 de fevereiro para efetivar a matrícula e entregar toda a documentação exigida no edital, disponível na página da Pró-reitoria de Ensino.
É obrigatório o envio da documentação em PDF único, legível e sem rasuras. Candidatos que não enviarem a documentação correta serão eliminados do processo seletivo e não comporão o cadastro de reserva.
Na Unifesspa, as matrículas também começam a partir de 2 de fevereiro de 2026, conforme o cronograma oficial do Sisu. Os procedimentos específicos devem ser consultados nos editais de cada instituição.
Lista de espera
Candidatos não selecionados em nenhuma das duas opções de vaga podem manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro, exclusivamente pelo site do Sisu.
A lista de espera é utilizada pelas instituições para preenchimento de vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular, com convocações previstas para iniciar a partir de 11 de fevereiro.
Na Ufra, candidatos aprovados que não enviarem a documentação correta não serão considerados no processo de preenchimento de vagas não ocupadas.
A Unifesspa seguirá a ordem decrescente da nota final obtida no Sisu para classificação dos candidatos na lista de espera, considerando os pesos e critérios específicos definidos para cada curso no edital.