MPPE desarticula esquema de fraude em cartório no Sertão de Pernambuco
11/12/2025
(Foto: Reprodução) MPPE desarticula fraude em cartório em Verdejante
Reprodução/MPPE
O Ministério Público de Pernambuco desarticulou um esquema de fraude no Cartório de Registro Civil de Verdejante, no Sertão, após deflagrar, na quarta-feira (10), a Operação Scribanus. Segundo o órgão, uma funcionária é suspeita de desviar valores dos serviços cartorários, registrando atos gratuitos de forma fraudulenta.
As investigações, iniciadas em setembro de 2025, apontam que a servidora recebia os emolumentos (taxas obrigatórias pagas nos cartórios pelos usuários), mas ficava com o dinheiro em vez de repassá-lo ao cartório. Ainda de acordo com o MPPE, formulários falsos de hipossuficiência eram usados para simular gratuidade e justificar a ausência dos valores na contabilidade oficial.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Caruaru no WhatsApp
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A operação foi realizada pela Promotoria de Justiça de Verdejante em conjunto com o Gaeco Sertão. A medida cautelar de busca e apreensão foi autorizada pelo Juízo de Garantias da cidade para recolher o material ligado ao crime e buscar novas provas.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos livros de registros de atos gratuitos referentes a 2024 e 2025, formulários de solicitação de gratuidade suspeitos de falsificação, livros caixa e documentos que indicam um possível controle financeiro paralelo. Também foram recolhidos equipamentos eletrônicos, carimbos e selos.
Todo o material segue para perícia. O MPPE informou que a investigação continua para calcular o valor total desviado e identificar se há outros envolvidos na fraude.
O g1 procurou o Cartório Único de Verdejante para obter posicionamento, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.