Paulo Henriques Britto toma posse na Academia Brasileira de Letras
13/09/2025
(Foto: Reprodução) Professor, escritor e tradutor, Paulo Henriques Britto tomou posse na Academia Brasileira de Letras
A Academia Brasileira de Letras (ABL) realizou na noite desta sexta-feira (12) a cerimônia de posse do poeta, tradutor e professor Paulo Henriques Britto. Ele passa a ocupar a cadeira número 30, vaga desde a morte da escritora Heloisa Teixeira, em março deste ano.
A recepção ao novo imortal foi marcada por aplausos calorosos já na chegada, por volta das 20h, sinalizando o prestígio e a admiração que Britto inspira entre os colegas.
"Paulo Henriques é um dos maiores poetas brasileiros, e nós estamos o acolhendo aqui na Academia", afirmou a escritora Rosiska Darcy.
A jornalista Miriam Leitão também celebrou o momento e comentou sobre a chegada do poeta na ABL.
"Ele aparece muito modesto, como quem não quer nada, mas traz uma bagagem impressionante. É um grande momento, estou muito feliz de estar aqui vendo a posse do Paulo Henriques Britto", disse Leitão.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Paulo Henriques Britto é eleito para a Academia Brasileira de Letras
Alexandre Sant'Anna
Carioca, Britto é autor de 14 livros — a maioria de poesia — incluindo o premiado Macau. Professor da PUC-Rio, ele é referência na área de tradução literária, com mais de cem obras traduzidas do inglês para o português e dez do português para o inglês.
"É um intelectual multifacetado que vai trazer uma contribuição muito grande para a Academia", disse Merval Pereira, presidente da ABL.
"Ele tem esse contato com a juventude, o que é muito importante para nós", completou.
Eleito em maio, Britto discursou sobre sua trajetória e a influência da antecessora em sua carreira.
"Percebi que eu e aqueles poetas tínhamos muito em comum: a sensação de não pertencer ao mundo que pertencíamos inevitavelmente, a repulsa aos valores autoritários impostos a uma nação, o desejo desenfreado de transgredir, o fascínio pela contracultura e o impulso de escapar do clima sufocante do Brasil naquele período", disse.
Com a posse, Britto se torna o sétimo ocupante da cadeira 30 desde a fundação da ABL.
"É uma sensação muito boa, muito agradável, sem dúvida. É uma honra, um privilégio entrar para essa Academia", declarou emocionado.
A cerimônia terminou sob aplausos — desta vez, ainda mais intensos.