Piscina natural da Praia do Atalaia é liberada para banho em Fernando de Noronha após mais de seis meses
15/01/2026
(Foto: Reprodução) Piscina natural da Praia do Atalaia é liberada para banho em Fernando de Noronha
A piscina natural da Praia do Atalaia, em Fernando de Noronha, foi liberada para banho na quarta-feira (14). O local estava fechado desde 27 de junho de 2025 por causa do assoreamento natural, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Com a recuperação do ambiente, a piscina foi reaberta. Durante a retomada das visitas, foram observados filhotes de tubarão no local (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A reabertura ocorreu após atividades de teste realizadas na sexta-feira (9). As ações avaliaram as condições de mergulho e a segurança do atrativo.
A área faz parte do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Durante o período em que esteve fechada, os visitantes podiam apenas contemplar a paisagem, sem entrar na água.
Piscina da Praia da Atalaia foi liberada em Noronha
Caroline Oliveira/ICMBio Noronha
LEIA TAMBÉM:
Com 139 mil visitantes em 2025, Fernando de Noronha bate recorde e supera limite anual
Piscina natural
A piscina natural da Praia do Atalaia é rasa, com cerca de 80 centímetros de profundidade em alguns pontos. O assoreamento acentua essa característica do local.
O fundo da piscina é formado por areia biogênica (produzida por organismos vivos), como algas conhecidas como turf e colônias de corais do tipo Siderastrea, popularmente chamados de coral-estrela.
Especialistas alertam que, quando esses elementos ficam cobertos pela areia, o ecossistema se torna mais vulnerável. O pisoteamento humano pode agravar ainda mais os impactos ambientais.
Turistas e moradores podem agendar a visita à piscina pelo site do parque. Durante o mergulho, é obrigatório o uso de colete salva-vidas, e o uso de protetor solar não é permitido.
Mais informações sobre o agendamento podem ser obtidas com a concessionária Econoronha, pelo telefone (81) 9453-2674.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias