Polícia Federal investiga fraudes contra clientes da Caixa no Amapá
13/02/2026
(Foto: Reprodução) Polícia Federal investiga fraudes contra clientes da Caixa no Amapá
A Polícia Federal iniciou nesta sexta-feira (13) a Operação Rastro Financeiro em Macapá (AP). A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão nos bairros do Buritizal, Novo Horizonte e Trem. O objetivo é investigar um grupo suspeito de aplicar fraudes bancárias contra clientes da Caixa Econômica Federal.
A Caixa informou através de nota que atua em conjunto com órgãos de segurança pública nas investigações (confira a nota da Caixa na íntegra no final da reportagem).
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
De acordo com a investigação, os envolvidos conseguiam dados bancários de forma ilegal e realizavam transferências, pagamentos e outras movimentações sem autorização dos correntistas.
Os clientes foram as vítimas diretas, mas o prejuízo financeiro foi assumido pela Caixa, que ressarciu os valores retirados das contas.
LEIA TAMBÉM:
Após operação da PF, presidente da Amprev pede exoneração no Amapá
Ação da PM resulta na prisão de seis pessoas suspeitas de tráfico de drogas no Amapá
Paciente foge de clínica de reabilitação no Amapá durante surto; família pede ajuda
A operação busca reunir novas provas, identificar outros possíveis integrantes da quadrilha e desmontar o esquema criminoso.
Segundo a Polícia Federal, os investigados podem responder por fraude bancária, crime que prevê até nove anos de prisão, além de multa.
A PF informou que as apurações continuam e que novas fases da operação podem ser realizadas. O caso segue em sigilo para não comprometer a coleta de provas.
Veja a nota da Caixa na íntegra
A CAIXA informa que atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes. Tais informações são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes, para análise e investigação.
O banco ressalta que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos. Adicionalmente, a CAIXA esclarece que possui estratégia e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas para garantir segurança aos seus processos e canais de atendimento.
Viatura da Polícia Federal no Amapá
Polícia Federal/Divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: