Roraima deve receber festival 'Glocal' com shows, feiras e debates sobre a Amazônia em julho
27/01/2026
(Foto: Reprodução) Diretor executivo da Rede Amazônica-RR se reúne com organizadores do Glocal Experience e com o governaor do estado
g1 RR
O festival Glocal, evento focado em sustentabilidade, cultura e negócios, deve desembarcar em Roraima no mês de julho de 2026. A iniciativa é da Dream Factory, empresa responsável pela organização do Rock in Rio, em parceria com a Fundação Rede Amazônica e o Governo do Estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
As estratégias e o planejamento para uma nova edição em Roraima foram discutidos nesta terça-feira (27), em uma reunião no Palácio do Governo, em Boa Vista. A data ainda será definida.
Segundo o diretor executivo da Rede Amazônica em Roraima, Joel Gomes, a previsão é que a programação ocorra no mês de julho. O objetivo da reunião foi garantir a estrutura necessária para trazer grandes nomes, especialistas e uma agenda positiva para a região.
"É muito oportuno a gente conseguir fazer um planejamento com bastante antecedência. Estamos trazendo esse projeto multidisciplinar que oferece para Roraima a visibilidade de todas as suas potencialidades, sobretudo, todos os benefícios que a sociedade vem recebendo. Estamos muito satisfeitos", afirmou Joel.
Embora o projeto tenha raízes no Rio de Janeiro e em Manaus (AM), a edição de Roraima promete um formato amplo. Segundo Bruno Guerra, representante da Dream Factory, a proposta é envolver a população com uma experiência completa, para além das palestras.
"É um festival que vai ter festas, shows, feiras, diálogos com a comunidade, workshops. Então é algo diferente, é tudo acontecendo junto [...] a cidade vai ter que parar para viver a emoção de ter o festival aqui", disse Guerra.
O evento busca abordar temas como questões migratórias, economia criativa e sustentabilidade, conectando Roraima a discussões globais.
Atração de investimentos
Para o governador Antonio Denarium (Progressistas), o evento funciona como uma vitrine para apresentar as capacidades produtivas do estado "de dentro para fora".
"Estamos aqui no extremo norte do Brasil, na Amazônia, temos um grande potencial de mercado e as nossas potencialidades estão aí para trabalhar na atração de novos investimentos", disse o governador.
O secretário de Atração de Investimentos, Aluizio Nascimento, reforçou que o festival servirá para compilar as transformações do estado e apresentá-las a investidores. "Para nós é muito importante porque vamos compilar tudo que conseguimos fazer de transformação para o restante do Brasil ", completou.
O vice-governador Edilson Damião também esteve presente e pontuou a importância estratégica da localização de Roraima, vizinho à Guiana e Venezuela, para fomentar debates sobre inovação e tecnologia na região amazônica. "esse é um evento que pode atrair mais pessoas para o nosso estado, inclusive na inovação, inovação tecnológica.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.